terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Proposta de Cleber Verde muda calendário escolar no ano da Copa do Mundo

Estudantes das redes pública e privada de ensino poderão ter seu calendário de férias escolares alterado em 2014 por conta dos jogos da Copa do Mundo. É o que prevê o projeto 1273/2011, de autoria do deputado federal Cleber Verde (MA). A proposta que tem como objetivo desafogar o tráfego nos dias de jogos (já que boa parte das partidas vai começar no mesmo horário da saída das escolas), vai ainda permitir que os alunos possam assistir aos jogos.
“Além das providências para a preparação dos estádios, da infraestrutura de mobilidade urbana, turística e dos aeroportos, não podemos deixar de propiciar que os torcedores, principal razão de ser dos espetáculos esportivos, especialmente os brasileiros, estejam liberados para, juntamente com seus amigos e familiares, festejar e participar dessa festa que, no Brasil, ultrapassará as barreiras do esporte para se constituir em grande comemoração cívica”, lembrou o parlamentar republicano em sua justificativa para o projeto.

A proposta agradou a relatoria da Lei Geral da Copa, que pediu que o projeto de Cleber Verde fosse apensado ao projeto maior, que dispõe sobre as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA de 2013 e à Copa do Mundo FIFA de 2014. Também a imprensa nacional tem dado destaque ao projeto, que em nenhum momento prevê a redução da carga horária estipulada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Uma das alternativas seria antecipar o início das aulas em 2014 para 20 de janeiro e assim viabilizar o fim do primeiro semestre escolar até o dia 10 de junho – com o recomeço das aulas em 21 de julho, quando a competição maior do futebol mundial já estaria terminada. “Seria uma forma de não interferir nos estudos de nossos alunos e ao mesmo tempo dar a chance deles participarem de um evento que ficará na história”, defende Cleber Verde.