quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Deputado Cleber Verde acompanhou assinatura de instrução Normativa no Ministério da Pesca, que vai proteger camarões de três espécies e beneficiar famílias de pescadores.


No início da noite desta quarta-feira (28), o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, assinou em Brasília, uma Instrução Normativa Ministerial (INI), elaborada em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), que altera o ordenamento pesqueiro das espécies de camarão rosa, branco e sete barbas entre a fronteira da Guiana Francesa e os Estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará.
A solenidade de assinatura, na sede do MPA, contou com a presença do Presidente da Frente Parlamentar Mista de Pesca e Aquicultura deputado federal Cleber Verde  PRB/MA, do Ministro de Minas e Energia Edison Lobão, e dos senadores João Alberto de Souza (MA) e Eduardo Lopes (RJ).
Segundo o ministro Crivella, a medida, além de favorecer o repovoamento dos estoques de camarão, hoje sobre-explotados, vai beneficiar milhares de famílias de pescadores nas regiões Norte e Nordeste, que estarão protegidas com o seguro defeso. Para Crivella, a iniciativa só foi possível com “a determinante atuação da bancada do Maranhão”, que se mobilizou para torná-la realidade.
Novo ordenamento
Em seu primeiro artigo, a INI estabelece para o período de outubro de 2012 a fevereiro de 2014 os critérios e os padrões para o ordenamento da pesca de camarões rosa, branco e sete barbas, na área compreendida entre a fronteira da Guiana Francesa com o Brasil e a divisa dos Estados do Piauí e Ceará. Além disso, proíbe anualmente até fevereiro de 2014, no período de 15 de dezembro a 15 de fevereiro, na área definida, a pesca de arrasto e a pesca artesanal com emprego de demais modalidade de pesca, tendo como alvo as três espécies de camarão. O período de captura, portanto, apenas será retomado no dia 16 de fevereiro de 2014.
Durante a vigência da INI, a frota de arrasto autorizada para a pesca, se restringirá a 101 embarcações. Entretanto, estão excluídas do disposto as embarcações de menor porte, com comprimento inferior a 18 metros, entre perpendiculares; arqueação bruta (AB) inferior a 80, e potência do motor principal inferior a 250 HP. 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Parecer de Cleber beneficiando idoso é aprovado na Câmara


Projeto libera saque de PIS e PASEP também para deficiente
O parecer do deputado Cleber Verde (PRB-MA), favorável ao projeto de lei 5.732/2009, que permite ao trabalhador com mais de 60 anos receber benefício de prestação continuada devido à deficiência e a sacar os recursos acumulados no Fundo de Participação PIS-PASEP. O projeto agora aguarda a sanção para entrar em vigor.
Cleber verde defendeu a aprovação do projeto por entender que o mesmo corrige uma distorção histórica. “A expectativa de vida do brasileiro, hoje, de acordo com o IBGE, atinge pouco mais de 71, o que significa dizer que, em média, os trabalhadores não podiam usufruir plenamente os saques efetivados aos 70 anos, data em que os saques eram permitidos pela legislação em vigor. Em se tratando da região Nordeste, onde a expectativa de vida é ainda menor, a situação se configurava em uma injustiça maior”, destaca o parlamentar republicano.


Por Paulo Gusmão